Encontre uma Reunião
Linha de ajuda

Meditacao

Adicção, drogas e recuperação

Sábado, 14 de Dezembro de 2019

sou grato por minha decisão de me tornar membro de Narcóticos Anônimos.

Texto Básico, p. 23

 
          Antes de começar a usar, muitos de nós tinham um estereótipo, uma imagem mental de como os adictos deveriam ser. Alguns de nós imaginavam um drogado roubando uma loja para comprar droga. Outros imaginavam um recluso paranoico tentando enxergar a vida por detrás de cortinas perpetuamente fechadas e portas trancadas. Como pensávamos que não cabíamos em nenhum desses estereótipos, não poderíamos ser adictos.
          Enquanto nosso uso progredia, descartávamos essas concepções errôneas sobre adicção, somente para virmos com outra: a ideia de que adicção era sobre drogas. Podemos ter pensado que adicção significava dependência física, acreditando que qualquer droga que não causasse dependência não produziria adicção. Ou pensávamos que as drogas que consumíamos estavam causando todos os nossos problemas. Pensávamos que a simples libertação das drogas devolveria a sanidade às nossas vidas.
          Uma das lições mais importantes que aprendemos em Narcóticos Anônimos é que adicção é muito mais do que as drogas que usávamos. A adicção é uma parte de nós, é uma doença que envolve cada área de nossas vidas, com ou sem drogas. Podemos ver seu efeito em nossos pensamentos, nossos sentimentos, nosso comportamento, mesmo depois de pararmos de usar. Por causa disso, precisamos de uma solução que funcione para reparar cada área de nossas vidas: os Doze Passos.
 

Só por hoje: a adicção não é uma doença simples, mas tem uma solução simples. Hoje, viverei nesta solução: os Doze Passos da recuperação.



Copyright (c) 2000 by Narcotics Anonymous World Service
Todos os direitos reservados - ISBN 1-55776-380-1 Brazilian 3/00