Encontre uma Reunião
Linha de ajuda

Meditacao

O valor do passado

Terça-Feira, 07 de Abril de 2020

“Esta experiência direta em todas as fases da doença e da recuperação é de um valor terapêutico sem paralelo. Estamos aqui para compartilhar livremente com qualquer adicto que queira se recuperar.”

Texto Básico, p. 11

 
          A maioria de nós chegou ao programa com sérios arrependimentos. Não tínhamos terminado o ensino médio, ou havíamos perdido a oportunidade de frequentar uma universidade. Destruímos amizades e casamentos, perdemos empregos e sabíamos que não podíamos mudar nada daquilo. Talvez acreditássemos que esse arrependimento fosse sempre nos acompanhar e que deveríamos simplesmente encontrar um jeito de conviver com as nossas frustrações.
          Ao contrário, assim que somos chamados para partilhar com um recém-chegado em conflito, descobrimos que nosso passado representa uma mina de ouro inexplorada. Quando alguém partilha o seu Quinto Passo conosco, oferecemos algo que ninguém mais pode proporcionar: o acolhimento através da nossa própria experiência. Fizemos as mesmas coisas, tivemos os mesmos sentimentos de vergonha e remorso e sofremos da mesma maneira que somente um adicto pode sofrer. Podemos nos identificar, e o outro também.
          Nosso passado é precioso - na verdade, é inestimável - porque podemos usá-lo para ajudar um adicto que ainda sofre. Nosso Poder Superior pode atuar através de nós quando compartilhamos nosso passado. Esta possibilidade é o motivo de estarmos aqui e sua realização é a meta mais importante que temos a alcançar.

Só por hoje: não lamento mais o meu passado, porque posso compartilhá-lo com outros adictos, e talvez evitar a dor ou até mesmo a morte de alguém.



Copyright (c) 2000 by Narcotics Anonymous World Service
Todos os direitos reservados - ISBN 1-55776-380-1 Brazilian 3/00