Search
Close this search box.

As 12 tradições de Narcóticos Anônimos

. O nosso bem-estar comum deve vir em primeiro lugar; a recuperação individual depende da unidade de NA.

. Para o nosso propósito comum existe apenas uma autoridade — um Deus amoroso que pode se expressar na nossa consciência de grupo. Nossos líderes são apenas servidores de confiança, eles não governam.

. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar.

. Cada grupo deve ser autônomo, exceto em assuntos que afetem outros grupos ou NA como um todo.

. Cada grupo tem apenas um propósito primordial — levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.

. Um grupo de NA nunca deverá endossar, financiar ou emprestar o nome de NA a nenhuma sociedade relacionada ou empreendimento alheio, para evitar que problemas de dinheiro, propriedade ou prestígio nos desviem do nosso propósito primordial.

. Todo grupo de NA deverá ser totalmente autossustentado, recusando contribuições de fora.

. Narcóticos Anônimos deverá manter-se sempre não profissional, mas nossos centros de serviço podem contratar trabalhadores especializados.

. NA nunca deverá organizar-se como tal; mas podemos criar quadros ou comitês de serviço diretamente responsáveis perante aqueles a quem servem.

10º. Narcóticos Anônimos não tem opinião sobre questões de fora; portanto o nome de NA nunca deverá aparecer em controvérsias públicas.

11º. Nossa política de relações públicas baseia-se na atração, não em promoção; na imprensa, rádio e filmes precisamos sempre manter o anonimato pessoal.

12º. O anonimato é o alicerce espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando-nos sempre de colocar princípios acima de personalidades.