Meditação Diária

Autoestima e serviço

1 de maio


“Estar envolvido com o serviço me faz sentir útil.”


Basic Text, p. 212


         
  Quando a maioria de nós chegou a Narcóticos Anônimos,
tínhamos muito pouca autoestima restando para ser resgatada. Muitos membros dizem que começaram a desenvolver a autoestima servindo desde cedo em sua recuperação. Ocorre quase um milagre quando nossos esforços no serviço começam a ter um impacto positivo na vida dos outros.
  Com trinta dias limpos, a maioria de nós não tem muita experiência, força ou esperança para partilhar. Aliás, alguns companheiros nos dirão, sem meias palavras, que o melhor que podemos fazer é escutar. Mas com trinta dias temos algo a oferecer para aquele adicto que acaba de chegar às salas de NA, se esforçando para ficar vinte e quatro horas limpo. O mais novo membro de NA, aquele que tem apenas o desejo de parar de usar e nenhuma das ferramentas, mal pode imaginar alguém ficando limpo por um ano, ou dois, ou dez, mas pode se identificar com aquelas pessoas que estão limpas há trinta dias, pegando sua ficha com um olhar de orgulho e surpresa estampado em seus rostos.
  O serviço é uma dádiva única, algo que ninguém pode tirar de nós. Damos e recebemos. Através do serviço, muitos de nós começamos a caminhada, por vezes longa, para nos tornarmos membros produtivos da sociedade.



Só por hoje: serei grato pela oportunidade de servir.




Copyright (c) 2000 by Narcotics Anonymous World Service
Todos os direitos reservados - ISBN 978-1-55776-380-8 Portuguese (Brasil) 6/18